Jackpot Fishing

Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Jackpot Fishing - Ibovespa avança 0,52% e tem oitavo pregão consecutivo de alta, com ajuda de commodities e noticiário interno

Exportadoras de commodities e companhias ligadas ao mercado interno puxaram índice e minimizaram recuo da Petrobras

Vitor Azevedo

Publicidade

O Ibovespa fechou em alta de 0,52% nesta segunda-feira (15), aos 109.029 pontos, em seu oitavo pregão consecutivo com ganhos, acumulando alta de 7,10 % no período. O índice foi impulsionado pela valorização das commodities, pelo noticiário político brasileiro – e também contou com certa ajuda do cenário externo.

Entre as maiores altas do índice, ficaram empresas ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da EzTec (EZTC3) ganharam 4,91%, as da Locaweb (LWSA3), 4,06% e as do GPA (PCAR3), 3,54%.

“Aqui no Brasil, temos uma valorização das empresas voltadas à economia doméstica. Curva de juros continua fechando, principalmente na sua parte mais longa”, explica Bruno Madruga, sócio e head de renda variável da Monte Bravo Investimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com especialistas, o mercado reage positivamente à notícia de que o Congresso quer inserir mais gatilhos de controle de gastos ao texto do arcabouço fiscal. Além disso, há comentários de que há certa “boa vontade” para a aprovação do texto nas duas casas.

Os DIs para 2024 ganharam dois pontos-base, a 13,31%, mas foram os únicos a avançarem. Os contratos de juros para 2025 e 2027 perderam 1,5 ponto e nove pontos, a 11,67% e 11,18%. As taxas dos DIs para 2029 e 2031 recuaram, respectivamente, 11 e 10 pontos, a 11,49% e 11,71%.

“De noite, teremos dados de produção da China. Vai ser importante para amanhã. Hoje, estamos monitorando nos Estados Unidos a questão da dívida americana. Há também a espera por possíveis anúncios de estímulos na China. Com essa expectativa de algum estímulo econômico por lá, a gente teve um reflexo imediato do preço do minério de ferro. Nessa madrugada, a commodity subiu mais de 6% em Singapura e tivemos também a valorização do petróleo”, completa Madruga.

As ações ordinárias da CSN (CSNA3) ganharam 1,88%, as preferenciais série A da Usiminas (USIM5), 2,01%, e as ordinárias da Vale (VALE3), 1,44%.

“A queda das ações da Petrobras fizeram o contraponto e impediram um avanço maior do índice, com noticiário sobre possível mudança na política de preços de combustíveis pela estatal, além da avaliação da petroleira de exercer o seu direito de preferência e adquirir o controle da Braskem”, fala Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos. “Os juros futuros curtos e médios acompanharam os treasuries yields e o dólar cedeu para a casa de R$ 4,90 em meio à cautela externa com novos dados fracos nos EUA, falas de dirigentes do Fed e negociações sobre o teto da dívida americana”.

Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,14%, 0,30% e 0,66%.

Mais cedo, por lá, houve a publicação do índice Empire State de atividade industrial de março, com leitura de menos 31,8 – isso quando o consenso era de menos 3,70. Continua também o impasse sobre o teto da dívida da maior economia do mundo.

Jackpot Fishing Mapa do site