Jackpot Fishing

Jackpot Fishing - Sistemas do INSS enfrentam instabilidade nesta segunda; entenda o motivo

Problema ocorre na semana em que o instutito começa a pagar a primeira parcela do 13º salário; falha afetou também serviços do Ministério do Trabalho

Equipe Jackpot Fishing

Publicidade

Sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentam instabilidade na manhã desta segunda-feira (22). em serviços prestados pela Dataprev. A falha também afeta o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O problema ocorre na semana em que o INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Os depósitos começam na quinta-feira (25) e vão até 7 de junho, de acordo com o calendário (veja mais abaixo).

Em nota, a Dataprev afirmou que o problema ocorreu no datacenter da estatal no Rio de Janeiro e que equipes técnicas atuam para normalizar os acessos, “mas é possível que exista alguma instabilidade no acesso, durante o período da manhã desta segunda”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do Jackpot Fishing)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a empresa, o problema começou no domingo (21), “durante um procedimento padrão de manutenção em um equipamento de armazenamento, realizado pelo fabricante”, pois “ocorreu um desligamento não programado de alguns discos”.

“As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, atuaram rapidamente e restabeleceram todos os serviços, mas é possível que exista alguma instabilidade no acesso, durante o período da manhã desta segunda”, afirmou a estatal no comunicado.

A Dataprev diz que “segue trabalhando para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível”.

Continua depois da publicidade

13º salário do INSS

O INSS começa a pagar na quinta-feira (25) a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O repasse será feito em duas parcelas, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do instituto (que considera o último dígito do benefício).

Para quem recebe até um salário mínimo, a primeira parcela começa a ser liberada nesta semana e a segunda parcela, em 25 de junho. Para os demais, os calendários começam em 1º de junho e 3 de julho, respectivamente.

Os mais de 38 milhões de beneficiários já podem consultar desde sexta-feira (19) o valor da primeira parcela do 13º. Ela será creditada juntamente com o pagamento do mês, e a consulta já pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Têm direito ao 13º salários os segurados do INSS que, durante 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Serão pagos R$ 62,6 bilhões aos beneficiários, contando a primeira e a segunda parcelas. O INSS destaca que a primeira parcela virá sem descontos (como o de Imposto de Renda, por exemplo) e somente na segunda incidem tributos.

Jackpot Fishing Mapa do site